Passeando na floresta.

Fomos passear na floresta. A dona Toninha adora. Toda semana tem pelo menos uma pequena excursão na floresta. No sábado fomos ao Bärensee (lago dos ursos) um parque perto de Stuttgart. Este nome se deve ao fato de que antigamente havia ursos lá. Tem um lago ou represa no meio, que é água de reserva para o abastecimento da cidade. Portanto não só se pode nadar. E a floresta, embora manejada, é deixada o máximo possível ao natural. Há um predomínio bem grande de árvores de folhas decíduas. Embora eu já tenha estado lá antes, nunca fui no outono. Anotado: voltar lá no outono. Mas mesmo no verão a floresta é linda e vale o passeio. E a caminhada. Andamos muito e vimos até os o pequeno grupo de veados que vivem soltos uma área reservada do parque.

colagem-baerensse

No Parque dos ursos, com bucólica cena dos veados pastando.

Dona Toninha já estava achando que estávamos perdidos. Mas a orientação espacial do Reiner não falha. No final, chegamos ao estacionamento bem na hora que a chuva (tão anunciada) caiu. Sorte pura.

No domingo fomos ao Barfußpark ? parque de pé descalços. Gostei tanto quando fomos lá dois anos atrás que queria mostrar pra mamãe. O parque, como o nome indica, é um parque para se andar descalço, experimentar com os pés as diversas texturas do solo. Água, água gelada, solo com restos de cascas de árvores, pedras de todos os tipos e formatos, madeira e lama. Muita lama. São mais ou menos 3Km de caminhada. Exatamente 1 hora. E o parque fica na floresta negra, onde o predomínio é de pinheiros. E a floresta é também linda. Sem contar que está cheia de frutinhas comestíveis silvestres, como framboesas.

barfusspark-08-2004

dsc08913 dsc08954
E o Reiner com a mão cheia de framboesas.

Embora nem sempre tão fácil de caminhar, a Dona Toninha gostou da experiência. Pela menos assim diz!

dsc08911

por RosangelaE em Na Alemanha

Comentários

Manoel Carlos 25.08.2004 – 12:54

Imagino que Reiner diga que foi tudo calculado para chegar antes da chuva e não sorte.
Também imagino que Dona Toninha diga, em Minas, que na Alemanha tem um lugar para as pessoas pegarem bicho-de-pé.
Anúncios