O que fazer com tantas nozes?


nozes

Colhemos muitas nozes este ano. O que fazer com tantas nozes? Conservar e guardar.No ano passado quase não tivemos nozes, mas o ano de 2002 também foi um ano bem produtivo. Ao contrário deste ano, as nozes estavam muito sujas. Antes de começar a quebrá-las, fizemos como se manda o figurino: lavamos as nozes e espalhamos no balcão para secar. A idéia era guarda-las depois de secas, na casca mesmo e ir quebrando aos poucos, à medida que fossemos consumindo. Já nos imaginávamos comendo nozes o ano todo. Mas… o nosso balcão não é lá muito quente. Resultado: as nozes mofaram e acabamos jogando tudo fora. Não comemos quase nada.Neste ano, resolvi investigar a melhor maneira de guarda-las. As informações eram controversas. Mas uma coisa era certa. Elas têm de secar. Tem de ser guardadas em lugar sem muita luz, seco, com pouco ar.Então resolvemos quebrar as nozes e guarda-las já prontas para comer. E assim fizemos. Noite após noite, nos sentamos à noite em frente à televisão e quebramos nozes. E empacotamos em sacos plásticos e levamos para o porão. Claro que neste meio tempo, demos nozes para todos os nossos conhecidos e amigos. Mas, quando fomos guardar a terceira porção das nozes sem casca, encontramos todos os sacos que estavam no porão completamente mofados. Bem verdinhos. O nosso erro fatal: não tínhamos esperado as nozes secarem completamente para guardar. Assim, jogamos quase 5 Kg de nozes, sem cascas, no lixo. De novo.Então resolvemos deixar as nozes, que já tínhamos quebrado de novo, em uma tigela e comer já. E é isso que fazemos. Eu parei de ajudar a quebrar as nozes. Virou distração do Reiner. Ele chega do trabalho cansado e estressado e quebra nozes. Quebra junto stress e cansaço. Um dia ele chegou e disse: ?O que aconteceu, parece que nem quebrei nozes ontem?? Expliquei: ?Você quebra as nozes e eu como?. Pois é… Pelas minhas estimativas tenho comido 200g de nozes por dia. Diz-se que comer nozes engorda. E eu engordei? Não engordei. Porque, não sei. Excesso de exercício não é.Pois bem, resolvi fazer bolo. Agora eu faço bolo, o Reiner chega em casa e pergunta: ?Você fez bolo?? ?Fiz? Respondo. E ele: ?Mas você não usou as nozes? Olha só, a tigela continua cheia?. Ele espera que eu use 2Kg de nozes para fazer cada bolo. A vantagem seria evidente: Não perderíamos mais nozes. Mas, só se gasta 150g de nozes para cada bolo. Então haja bolo.Mas esta é uma outra história… que você pode ler aqui.
por RosangelaE em Do antigo Iliquido com 2 Kommentare

Comentários

Manoel Carlos 17.11.2004 – 17:46

Quer dizer que Reiner descansa carregando pedra? :0)
Vocês não têm porcos ou outros animais para alimentar com nozes… dá pena jogar qualquer coisa no lixo, a sensação de desperdício.

rosangela 18.11.2004 – 15:53

Manoel, você pode imaginar a nossa decepção e tristeza de precisarmos jogar tantas nozes fora. Também detestamos o desperdício. :-((( Aliás, as nozes estavam tão mofadas, que não seria possível nem dar como comida a animais. Só esperamos estar mais experientes no ano que vem.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s