Recorte de jornal

Um professor de matemática de Bochum quer mudar o jeito dos alemães falarem os números. Ao invés de ?einundzwanzig?- um e vinte- ele quer que se diga ?zwanzigeins?- vinte e um- como o resto do mundo. Motivo: os números ?torcidos? seriam um empecilho para o apredizado de número para crianças da escola básica e dificultariam o aprendizado da língua para estrangeiros.

Em parte, acho que o professor até tenha razão: para nós estrangeiros é um nó falar e entender os números torcidos. É mesmo uma tortura. Talvez para as crianças também não seja tão fácil assim, embora eu pessoalmente tenha lá minhas dúvidas se do outro jeito seja muito mais fácil. Acredito que os números são problemáticos de aprender para a grande maioria das crianças, em qualquer língua.

Mas já pensaram fazer com que uma população inteira de repente se veja obrigada por uma lei a falar os números ao contrário? Meu caro, professor, obrigada por pensar em nós, mas acho meio complicado.

A Alemanha acaba de passar por uma reforma enorme na grafia de uma quantidade imensa de palavras, tanto que ninguém tem mais certeza de como se escreve uma determinada, muitas mesmo, palavras. Agora vem alguém querendo mudar também os números? Creio que as consequencias seriam mais difíceis de administrar que a mudança já implantada na ortografia.

Deixe como está, deixe…

por RosangelaE em Notícias. 5 Kommentare | TrackBack (0)

Comentários

Manoel Carlos 01.03.2005 – 18:07

As coisas não existem por acaso.
Foi o processo de desenvolvimento da língua.
Lembro que um amigo dizia que os chineses e japoneses deveriam adotar um alfabeto ocidental.
Creio que o idiograma é uma vantagem comparativa na informática.

Silvana 01.03.2005 – 22:29

Ro!!Quero ver a primavera ai na tua cidade hein!!!
Quando cheguei aqui pensei que nunca na vida fosse entender os numeros,achava coisa de outro mundo….agora que ja acostumei o ouvido estao inventando ?!! concordo com vc deixa assim como esta!!!beijao,
Sil

Luana 02.03.2005 – 18:43

Não me disseste se era alemã ou não linda.. Responde.. Beijinhos lunares grandes

Silvana 04.03.2005 – 23:56

Ro!! td bem??
Vc esta sumida e logo me lembrei que vc deva estar viajando!! beijo grande e bom final de semana para vc,
Sil

Monica 21.03.2005 – 09:35

Interessante!Há poucou tempo escrevi um post em meu blog falando da complicação dos números em francês também, e alguns amigos me contaram que o alemão não fica va atrás!Abraços!
Deixe uma Resposta

