Memória

O que se chama memória é a mesma coisa que prevê o futuro e atualiza o presente.”

Esta frase foi dita por Nelson Vaz em uma palestra sobre Imunologia, há muitos anos atrás. Ele falava sobre memória imunológica, mais especificamente sobre memória celular.

Encontro a frase em um pedaço de papel que esteve por muito tempo colado na parede sobre minha mesa. Primeiro o papel saiu da parede e caiu em algum canto entre outros papeis. Hoje ele vai pro lixo.

Preservo aqui a frase. Talvez um dia traga as outras frases dele que estão anotadas em algum outro papel, que tenho por aí em algum lugar, pra se juntar a esta. As frases e as suas ricas metáforas com a vida. Motivo pelo qual as anotei tão atentamente.

Dá pra perceber que faço uma limpeza? Acho que a febre de limpeza de primavera que atacam as pessoas por aqui me pegou também!

Sento no chão e olho pra esta bagunça. Isto eu quero guardar, isto eu quero jogar fora. Nestes papeis aqui quero dar mais uma olhada. Ah, este artigo quero ler com mais cuidado. Este… lixo direto. Estas crônicas estão aqui há um ano. Antes eu adorava as crônicas dele. Não passava nenhuma semana sem ler. Mas um ano e eu não li? Fora!

Ah! Se eu conseguir arrumar minha mesa hoje, já está me dou por satisfeita!

Comentários

wilma 24.03.2005 – 00:44

Olá, como você também gosto muito de guardar textos bem escritos e revistas com bons temas, mas no último sábado fechei os olhos e joguei muitos fora, já não há lugar pra tanto papel que vou reler um dia…Um abraço Wilma

Manoel Carlos 24.03.2005 – 05:23

Como eu preciso fazer uma faxina destas…

Dodo 25.03.2005 – 15:46

Naninha, achei muito bonita a frase sobre a memoria…ela se aplica a Urbi et orbi. Um beijao do
Dodo
Deixe uma Resposta

