Zermatt

Esta será a nossa paisagem da janela por duas semanas.

Zermat a cidade

E durante o dia, de vários ângulos, o Matterhorn, este pico de 4400m de altitude que domina a paisagem.

Matterhorn e eu. Foto do Reiner

 

Pausa para descanso com o Matterhorn

Lembram do meu medo de esquiar? Ele ainda está existe, mas consegue ficar ausente de vez em quando, cada vez por mais tempo, e me deixa apreciar o indecifável: eu sei esquiar . Todos os anos, me surpreendo de novo, quando descubro que eu sei esquiar. Sempre acho que esqueci tudo, mas é como andar de bicicleta: não dá pra esquecer. Mas eu me surpreendo sempre. E fica cada vez melhor, cada vez menos dolorido. E as pasiagens durante as descidas fazem sempre valer a pena. Com tempo bom, temperaturas mais elevadas do que as que tínhamos em casa, céu azul…. Muito bom . Hoje foi o terceiro dia e está tudo bem. Mais que eu escrevi sobre esquiar aqui.

Eu ainda nao ando tao bem como o Reiner, mas já fico satisfeita com minhas pequenas conquistas diárias.

Um bom natal e um bom ano novo pra todos! Já que os meus desejos de natal que deixei programado nao apreceu por aqui.

 

 

 

 

5 thoughts on “Zermatt

  1. Oi Rosângela…tô passando para te desejar um Natal muuuuuuito muuuuuuuito Feliz a você, esposo e familiares. Nossa que lugar que lindo q vc está!!!!
    E que legal!!!!!Vc sabe esquiar!!?
    Eu nunca arrisquei..rs
    Beijos,
    Betha

  2. Rosangela !

    Estava com saudade de vir aqui ! Suas fotos , como sempre, estao lindas !
    Acho bonita essa claridade que tem em lugares com neve !

    Feliz ano novo e obrigada pela companhia em 2007 !!

    Um abraco,

    Susana

  3. Rosângela, espero que as festas tenham transcorrido em paz e desejo que o Ano Novo seja de alegrias e realizações.
    Manoel Carlos

    Versos de NatalManuel Bandeira – 1939

    Espelho, amigo verdadeiro,
    tu refletes as minhas rugas,
    os meus cabelos brancos,
    os meus olhos míopes e cansados.
    Espelho, amigo verdadeiro,
    mestre do realismo exato e minucioso,
    obrigado, obrigado!

    Mas se fosses mágico,
    penetrarias até o fundo desse homem triste,
    descobririas o menino que sustenta esse homem,
    o menino que não quer morrer,
    que não morrerá senão comigo,
    o menino que todos os anos na véspera do Natal
    pensa ainda em pôr os seus chinelinhos atrás da porta.

    Passagem do AnoCarlos Drummond de Andrade

    O último dia do ano
    não é o último dia do tempo.
    Outros dias virão
    e novas coxas e ventres te comunicarão o calor da vida.
    Beijarás bocas, rasgarás papéis,
    farás viagens e tantas celebrações
    de aniversário, formatura, promoção, glória, doce morte com sinfonia e coral,
    que o tempo ficará repleto e não ouvirás o clamor,
    os irreparáveis uivos
    do lobo, na solidão.

    O último dia do tempo
    não é o último dia de tudo.
    Fica sempre uma fanja de vida
    onde se sentam dois homens.
    Um homem e seu contrário,
    uma mulher e seu pé,
    um corpo e sua memória,
    um olho e seu brilho,
    uma voz e seu eco,
    e quem sabe até se Deus…

    Recebe com simplicidde este presente do acaso.
    Mereceste viver mais um ano.
    Desejarias viver sempre e esgotar a borra dos séculos.
    Teu pai morreu e teu avô também.
    Em ti mesmo muita coisa já expirou, outras espreitam a morte,
    mas estás vivo. Ainda uma vez estás vivo,
    e de copo na mão
    esperas o amanhecer.

    O recurso de se embriagar.
    O recurso da dança e do grito,
    o recurso da bola colorida,
    o recurso de Kant e da poesia,
    todos eles… e nenhum resolve.

    Surge a manhã de um novo ano.

    As coisas estão limpas, ordenadas.
    O corpo gasto renova-se em espuma.
    Todos os sentidos alerta funcionam.
    A boca está comendo vida.
    A boca está entupida de vida.
    A vida escorre da boca,
    lambuza as mãos, a calçada.
    A vida é gorda, oleosa, mortal, sub-reptícia.

    De A Rosa do Povo (1943-1945)

Deixe uma Resposta

